FAQ

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Respostas as perguntas frequentes (FAQ)

As Frequently Asked Questions (FAQs) nada mais são do que perguntas e respostas que têm como objetivo cumprir a função de ajudar o cliente a solucionar as suas dúvidas de uma maneira simples e rápida.

O que é cobertura compreensiva?

Quando alguém vai fechar um seguro, ele precisa analisar e se for necessário adicionar diversas coberturas extras, o que acaba deixando o segurado confuso, não é mesmo? Pois bem, saiba que em alguns casos o segurado não precisa passar por isso. É aí que entra a Cobertura Compreensiva.

Ela também é conhecida como seguro total ou seguro completo e, como disse acima, é o serviço mais completo do mercado. A cobertura compreensiva cobre, por exemplo, colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza. Porém, ela ainda não cobre acessórios como som automotivo e rodas especiais. É preciso uma cobertura especial, além da compreensiva, para eles.

Portanto, a Cobertura Compreensiva cobre:

A cobertura compreensiva cobre colisão, incêndio, roubo e furto, além de danos da natureza. Isso significa que caso de uma chuva de granizo, por exemplo, seu veículo estará coberto. Algumas companhias de seguros colocam alguns riscos como excluídos, como por exemplo danos provenientes de guerras ou vandalismo, portanto consulte sempre as condições gerais da sua apólice.

  • Colisão ou capotagem
  • Queda de precipícios e pontes
  • Queda acidental no veículo de qualquer objeto ou substância que danifique o carro
  • Granizo, furacão ou terremoto
  • Submersão total ou parcial do veículo
  • Incêndio, explosão, raios e suas conseqüências
  • Roubo ou furto ou parcial

Quando ficarei coberto no momento da emissão de um seguro?

No momento da emissão.  Quando a emissão do seguro é feita, temos a chamada COBERTURA TÉCNICA, que é a cobertura compreendida até a emissão da apólice, onde se dá a COBERTURA PLENA.

Quanto tempo demora para a apólice ser emitida?

A apólice é emitida até 15 dias após a vigência inicial do seguro. Por exemplo: suponha que você contratou um seguro com início em 01 de dezembro. A seguradora tem até 16 de dezembro para aceitar ou recusar o seguro e então emitir a apólice.

Nesse período de 15 dias em que o seguro está em análise na seguradora e a apólice está em processo de emissão, o bem segurado tem cobertura técnica do seguro, desde que haja o pagamento da primeira parcela.

Em alguns casos pode ser que demore um pouco mais para emitir, mas uma vez passados esses 15 dias a seguradora não pode mais recusar o seguro, a não ser por falta de pagamento.

O que pode causar a não emissão ou cancelamento da apólice?

Algumas pendências podem fazer com que a apólice não seja emitida ou seja cancelada mesmo depois de emitida. Veja abaixo algumas situações exemplo às quais é preciso estar atento para evitar a não emissão ou cancelamento da apólice do seu seguro:

– Não pagamento da parcela do seguro: Se acontecer de não pagar a parcela do seguro, a apólice será cancelada e o bem segurado ficará sem cobertura. Por isso fique sempre atento à forma de pagamento escolhida (boleto, débito em conta, cartão de crédito) e evite atrasos.

Falta de vistoria nos casos necessários: Em algumas situações a vistoria prévia da seguradora é obrigatória e sua não realização dentro do prazo da seguradora pode implicar no cancelamento ou não emissão da apólice.

Esses são os principais pontos sobre o que é a apólice no seguro e sua importância para garantia de cobertura dos seus bens. Se você tem dúvidas sobre algum ponto que não foi tratado no artigo, escreva-nos e responderemos sua questão.

Carro Reserva, quando eu tenho direito?

De forma geral, a regra para utilizar o carro reserva para indenização total é quando ocorre acidente por colisão, incêndio, roubo e furto. Para utilização dessa cobertura em caso de perda parcial a regra é um pouco diferente: o valor do reparo deve ser superior ao valor da franquia.

O veículo extra pode ser acionado para cobrir a ausência do seu automóvel em caso de um acidente grave que necessite de um intenso reparo. Também pode servir diante de ocorrências como um incêndio, roubo ou furto, dependendo da sua seguradora, uma vez que a regra de cobertura varia de empresa para empresa.

Como contratar

Por ser uma cobertura opcional do seguro, o carro reserva pode ser solicitado no momento da contratação. Caso você deseje inserir a cobertura durante a vigência da apólice, acione o seu corretor para discutir sua inclusão.

A cobertura tem planos variados de dias de locação do carro reserva (7, 15 ou 30 dias, por exemplo). Solicite o período desejado de acordo com o seu perfil. Lembre-se que essa opção pode influenciar no valor do seguro.

Na prática, você passa a ter direito a um carro alugado (geralmente básico, modelo popular) durante o período que você fica sem automóvel, até o limite de locação determinado. Algumas companhias permitem que você altere, no momento da contratação, a categoria do veículo que será fornecido (mais espaço, com ar condicionado, direção hidráulica, por exemplo).

É importante ressaltar que a disponibilidade do carro reserva passa pela regra da locadora que irá fornecer o automóvel, ou seja, o segurado deve cumprir requisitos como idade mínima de 21 anos, ter cartão de crédito e CNH definitiva e regularizada.

Benefício:

Além da cobertura que pode ser contratada de forma opcional, o carro reserva pode ser aproveitado na forma de um benefício que muitas seguradoras oferecem aos seus clientes. Diante de um sinistro, aqueles que optarem por fazer o reparo em oficina credenciada pela companhia, poderá usufruir, sem custos, de um veículo extra, por um período determinado. Consulte se sua seguradora tem o benefício disponível.

Quais são os critérios de aceitação do meu veículo?

Importante. Seu veículo não pode estar irregular com modificações como: Rebaixamento, rodas acima do padrão do veículo (tamanho e largura), SOM PESADO e/ou fiações para tal, são grandes excludentes de cobertura. Outra situação são veículos com avarias diversas, muitos locais de ferrugem (incluindo casco/chassi) ou estado de conservação ruim. Se o seu veículo for um destes casos, certamente, terá sua cobertura negada após vistoria.

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